quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

A vaga e o frango

Foi definida na manhã de hoje a última das sete vagas para a CPI que vai tentar investigar o caso Aldo Hey Neto. Faltava apenas a decisão dos partidos pequenos - que deveriam indicar um membro, mas estavam enredados na falta de consenso da disputa entre Afrânio Boppré (PSOL), Altair Guidi (PPS) e Odete de Jesus (PL). O prazo para indicação se esgostara há uma semana, mas o governista (e futuro secretário) Guidi queria uma reunião na terça, diminuindo ainda mais o pouco tempo que resta para alguma investigação.

A pressão da oposição deu resultado hoje e - na falta de consenso - a vaga foi escolhida por sorteio. Afrânio levou a disputa, se tornando o terceiro oposicionista na CPI.

- Eu não costumo ganhar nem frango de padaria - comentava mais tarde o deputado, que vai se despedir da Assembléia embaixo dos holofotes da CPI.

CPI que, tudo indica, vai ter 10 dias para investigar e apresentar resultados - já que os trabalhos se encerram no final da legislatura e o recesso inicia dia 22.

De pedra a vidraça

Na Assembléia Legislativa, a Medida Provisória que cria o Fundo da Pobreza deixou todos os outros assuntos em segundo plano. A oposição diz que é o primeiro calote eleitoral do governador reeleito Luiz Henrique (PMDB). “Isso é para matar a fome de cargos”, diz e repete para cada jornalista que o interpela o deputado Joares Ponticelli (PP). Fala em mobilizar a sociedade, entidades e principalmente o atual presidente da Associação Comercial e Industrial de Joinville, Sergio Alves – já confirmado como secretário da Fazenda de LHS. Defensor ferrenho da diminuição da carga tributária, o empresário nem trocou o lado do balcão e já tropeçou no primeiro sapo governamental.

- Ainda não posso me posicionar, é um assunto que ainda está fora do meu controle - afirmou o futuro secretário ao repórter André Lückman, de A Notícia, para em seguida completar - Entendo que é um programa socialmente importante, mas o combate à pobreza também pode ser feito com desenvolvimento.

Ao que parece, o sapo será engolido.

Ginástica verbal

O líder do Governo, João Henrique Blasi (PMDB), chegou a assinar um documento durante a campanha eleitoral se comprometendo a lutar contra qualquer aumento na carga tributária. Bom com as palavras, o deputado encontra uma saída para driblar o “compromisso” – diz que se comprometeu a ser contra a criação de novos impostos, não de aumentar alíquota dos que já existem. Para Blasi, o envio da matéria como MP se justifica pelos prazos, já que se fosse enviado como projeto de lei não seria aprovado nessa legislatura e só poderia começar a ser cobrado em 2008. Além disso, esse tipo de fundo seria permitido pela Constituição Federal desde 2000 e aplicado em vários estados. Perguntado se um projeto dessa natureza não está na contramão do clamor da sociedade contra a alta carga tributária, Blasi pára, pensa e diz:

- Nesse aspecto, sim...

quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

Última aposta

Apesar da aprovação da emenda que permite a reeleição dos membros da mesa diretora da Câmara, o vereador Marcílio Ávila (PMDB) ainda não se declara candidato à recondução. Diz que continua na briga para receber a Secretaria Regional da Grande Florianópolis. Conta com o apoio e indicação do prefeito Dário Berger (PSDB), mas não muito mais que isso. O próprio PMDB municipal dá de ombros: o ex-prefeito e presidente do diretório municipal do partido, Edison Andrino, levou pessoalmente ao governador reeleito Luiz Henrique a lista de cargos exigidos pelo partido na Capital e nela conta o nome de Valter Galina para a Regional.

A não ser que indicação do Andrino tenha peso negativo...

Abriram os uísques

O próprio Dário Berger já parece ter desistido de emplacar Marcílio Ávila no Governo do Estado. Depois de aprovada a reeleição para a presidência da Câmara, passou a brincar chamando Marcílio de “Hugo Chavez” – o re-reeleito presidente da Venezuela. Outro que brinca é o vereador Juarez Silveira (PTB), que se dizia candidato de Marcílio a sucessão. Afirma que como não terá a presidência da Casa, agora quer ser o vice de Dário Berger em 2008.

 
BlogBlogs.Com.Br